Chaise LC4: A Máquina Relaxante – Essência

Tempo de leitura: 6 minutos


Tempo de leitura: 5 minutos

Chaise LC4: A Máquina Relaxante

AVALIE O ARTIGO!

A Chaise LC4 foi projetada em 1928, por Charles Edouard Jeanneret, mais conhecido como Le Corbusier. Esta criação teve a colaboração da arquiteta e designer francesa Charlotte Perriand, convidada por Le Corbusier para participar de um projeto de design de móveis.

Charles Edouard Jeanneret (Le Corbusier)
Charles Edouard Jeanneret (Le Corbusier)

Le Corbusier : um pouquinho de história

Le Corbusier foi um dos arquitetos e urbanistas mais brilhantes e influentes do século XX. Além disso, também foi escultor e pintor. Nasceu em Chaux-de-Fonds, Suíça, em 06 de outubro de 1887. Aos 13 anos, entrou para a Escola de Artes Decorativas de Turim, onde recebeu um prêmio pelo desenho de um relógio quanto tinha apenas 15 anos.

Em
1906, ele realizou seu primeiro projeto: a casa de um fabricante de relógios. Mais
tarde, ele viajou pela Europa com o objetivo de aprimorar seus conhecimentos, e
então passou a trabalhar no escritório de Auguste Perret, pioneiro do
concreto-armado. Como resultado, recebeu importante influência em sua formação
profissional.

Posteriormente, Le Corbusier fundou o Atelier das Artes Reunidas em sua cidade natal. LC viajou vários países e participou de diversos projetos, e em 1930 casou-se com a parisiense Yvonne Gallis, tornando-se então cidadão francês. Contudo, em 1940, quando Paris foi ocupada pelos alemães, fechou seu escritório e refugiou-se no sul da França.

Principais móveis de Le Corbusier

Sem contar os projetos arquitetônicos, LC também criou diversos móveis, muito famosos até hoje. Além da Chaise LC4, abaixo estão mais algumas de suas criações (em outras palavras, obras de arte):

Chaise LC4
Chaise LC4
Sofás e Poltronas LC2 e Chaise LC4
Sofás e Poltrona LC2 e Chaise LC4
Poltrona LC1
Poltrona LC1

Origem da Chaise LC4

A Chaise Longue Le Corbusier, originalmente denominada como Chaise LC4, mostra através de suas linhas modernas e funcionais o estilo marcante do seu criador.

Charlotte Perriand na Chaise LC4
Charlotte Perriand na Chaise LC4

O projeto original foi feito em Couro, mas hoje a Chaise é também muito famosa pelo revestimento em pelo, podendo ser ele preto e branco ou marrom e branco. Além disso, surgiu mais tarde o “couro ecológico” (Tecido Sintético), que é outra opção de revestimento para a Chaise LC4.

Poltrona e Puff Charles Eames

Uma observação importante: Se encomendar sua Chaise LC4 em pelo, não se esqueça de pedir para que o rolinho de apoio para a cabeça seja feito em couro. Não importa o couro ser natural ou ecológico, isso é você quem decide. A questão é que se fizer o rolinho em pelo, ele vai pinicar seu pescoço e acabar te incomodando, então evite! rs

Sua estrutura foi feita em aço tubular e com um desenho que permite inúmeras posições para quem a utiliza, já que a mesma é semi-circular e, portanto, desliza sobre o suporte. Para ficar mais claro, o ajuste de posições é automático, pois ela é capaz de se reclinar de acordo com os movimentos do próprio corpo. Falando em aço, se ficar com dúvidas entre o inox e o cromado na hora de comprar, é só conferir nosso artigo que explica as diferenças desses dois materiais.

A Chaise LC4 “conta” a história do fascínio com a estética das máquinas, e por isso mesmo foi denominada “Máquina para Relaxar”. Suas curvas espelham perfeitamente as curvas naturais do corpo, permitindo o relaxamento perfeito.

A apresentação da Chaise LC4 ao Mundo

Apresentada ao mundo no Salon D’Automne de Paris em 1929, na categoria “Equipment for the Home” (Equipamento para a Casa), a Chaise Longue arrancou suspiros por seu conforto e pelo design inédito e excêntrico. Esse sucesso permanece até hoje, provando mais uma vez o estilo atemporal de Le Corbusier.

Poltrona Shell

Uso residencial

Em casa, esta Chaise geralmente é utilizada na sala de estar. Ela pode ser colocada naquele cantinho mais reservado, se assim preferir. Neste caso, pode ser usada para descansar o corpo, pensar com mais tranquilidade e fazer um uma boa leitura. Por falar em leitura, se tiver uma biblioteca ou escritório em casa, é a escolha perfeita 😉

Outras pessoas preferem colocá-la no centro da sala para assistir TV ou bater um papo mais descontraído com a família e amigos.

O quarto também é um ótimo ambiente para receber uma Chaise LC4. Por exemplo: sabe quando você chega em casa cansado e, antes de qualquer coisa, precisa dar uma relaxada no corpo, mas quer silêncio e privacidade? Então, a chaise pode ser sua melhor amiga para esses momentos!

É importante lembrar que para cada uso citado acima, você pode escolher uma posição diferente. Afinal, além da beleza e conforto, sua versatilidade é uma característica magnífica. Sabe aquele famoso “2 em 1”? Pois é, a Chaise LC4 é “vários em 1” 😉 rs

Chaise LC4 na sala de estar
Chaise LC4 na sala de estar
Chaise LC4 no quarto
Chaise LC4 no quarto

Uso Comercial

Além do uso residencial, esta Chaise também é bastante usada em consultórios de psicanálise, psicologia, psiquiatria e afins, levando o máximo conforto para os pacientes. Sem contar que o consultório vai ficar muito mais sofisticado, e uma bela decoração faz toda a diferença, concorda?

Chaise LC4 em consultório
Chaise LC4 em consultório

Onde comprar sua Chaise LC4

Já sabe onde encontrar, né? É só clicar no link abaixo, selecionar a opção desejada para a estrutura (inox ou cromado), e a opção para o revestimento (couro ou pelo). Em seguida, escolha a cor do revestimento. Depois é só prosseguir com o pedido e aguardar a chegada da sua Chaise!

catalogo-arquiteto-designers

https://www.essenciamoveis.com.br/chaise-lc4?filter_name=chaise%20lc4

Lembrando que ela é de fabricação nacional, tem 01 ano de garantia e é produzida mediante sua encomenda.

Ah! Se tiver dúvidas sobre qual cor escolher para o couro, pode nos chamar no WhatsApp. Temos o mostruário cheio de cores lindas aqui e podemos te mandar fotos reais!

Espero que
tenha gostado do artigo, e que a partir de hoje, você considere a Chaise LC4
quando estiver procurando uma “Máquina Relaxante” pra colocar em casa. 😊

Vale a pena
conferir também as outras criações de Le Corbusier, que citei no início, assim
como os demais produtos de outros arquitetos brilhantes como ele.

Um abraço e
até a próxima!

Comentários





Fonte do Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *