Como manter a segurança e privacidade na internet

Tempo de leitura: 3 minutos

 

Com tanta exposição na internet é cada vez mais difícil manter a vida pessoal separada da vida online. Algumas vezes a gente mostra mais que o necessário, e outras põe nossa segurança em risco por não saber muito bem como esconder certas informações.

    Nesse post a gente quer te ajudar a proteger seus dados, porque a internet pode ser um lugar perigoso se não tomarmos os cuidados necessários. Confira:

 

  • Manter as contas com alta privacidade

Esse é um ponto importante pra quem gosta de postar nas redes sociais, mas quer compartilhar as informações somente com os amigos mais próximos. No caso do Facebook, acesse as configurações de privacidade e altere da maneira que achar melhor. O ideal é permitir que somente os seus amigos vejam suas fotos, publicações etc, e se você é ainda mais reservado, pode permitir que somente um grupo de pessoas específico veja suas postagens.

    Já no Instagram é possível deixar a sua conta em modo privado, dessa maneira somente as pessoas que você autoriza podem te seguir e ver suas publicações. Outro recurso lançado recentemente pela rede é a possibilidade de criar uma lista de melhores amigos. Depois de selecionar alguns seguidores,você pode mandar os seus stories para eles sem que ninguém mais veja.

 

  • Deslogar contas inativas

Sabe quando você faz o cadastro em algum site ou app, e pra ficar mais fácil acaba usando seu facebook ou gmail pra se conectar? Pois é, acontece que alguns sites podem acabar utilizando seus dados das redes sociais ou do email caso você deixe eles inativos por muito tempo.

    O ideal é buscar as contas vinculadas ao e-mail e facebook de tempos em tempos. Dessa maneira você protege parte dos seus dados, e até evita que a plataforma fique sobrecarregada.

  • Computadores públicos

Pode ser no computador da faculdade, xerox ou no trabalho, mas não é raro que a conta Google ou alguma rede social fique salva automaticamente em alguma máquina. Pra evitar esse tipo de situação fique sempre atento à opção de salvar senha que aparece normalmente perto do botão de login.  

Mas caso você não tenha prestado atenção, ou acredite que alguém possa estar usando sua conta, verifique quais dispositivos estão conectados à sua conta nas configurações do Google. Se não reconhecer algum deles, pode excluir rapidamente e impedir que o computador ou celular acesse suas redes novamente.

No caso do Facebook ou outras redes sociais, basta mudar a senha e qualquer dispositivo com a senha antiga será desconectado automaticamente.

 

  • Informações duvidosas

O ideal é sempre ter muito cuidado com as informações que certos sites pedem. Evite fazer compras em sites pouco confiáveis, ou opte pelo cartão online, que pode ser usado somente uma vez e num valor pré-estabelecido.

    Outra dica boa é ter os apps dos seus cartões e bancos sempre bem atualizados no aparelho. Assim, quando uma movimentação suspeita acontecer, você tem a facilidade de entrar em contato com eles bem rápido.

 

E aí, gostou das nossas dicas? Conta pra gente se já passou por algum problema de falta de privacidade ou segurança na internet.

forte abraço a você

nosso caro leitor!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *