Conheça algumas dicas para inovar na decoração do seu apartamento – Essência

Tempo de leitura: 9 minutos


Tempo de leitura: 8 minutos

Conheça algumas dicas para inovar na decoração do seu apartamento

AVALIE O ARTIGO!

A decoração de um apartamento faz com que ele seja valorizado e possua um toque personalizado, garantindo a sua beleza. 

Quem deseja investir em inovação na decoração de um apartamento precisa estar antenado com as tendências atuais de design. Assim vai atingir o resultado esperado.

Isso porque, muitas vezes, um elemento simples pode ser essencial para compor a ornamentação dos cômodos, dando uma nova aparência geral.

Algumas técnicas também permitem um toque requintado, fazendo com que o ambiente seja transformado de maneira especial, agregando pequenos detalhes que fazem toda a diferença.

Combinar diferentes elementos dentro de uma decoração inovadora pode ser bastante simples. Conta com dicas direcionadas para a organização e ornamentação de um imóvel.

Por isso, mais do que uma simples questão de gosto, a decoração de um apartamento deve ser pensada minuciosamente. Desta forma, ela será mais personalizada, e atenderá às expectativas do proprietário, valorizando o imóvel e criando um clima bastante agradável.

Este artigo traz dicas interessantes de como investir na inovação da decoração de um apartamento, tornando-o mais característico e especial.

Poltrona e Puff Charles Eames

É importante escolher um estilo principal de decoração

Ao falar em decoração é preciso lembrar que existem estilos principais que ajudam a guiar a escolha por elementos diferenciados.

Os estilos buscam atender às preferências de cada proprietário. Eles oferecem maneiras bastante práticas de compor a decoração de um apartamento, harmonizando toda a sua estrutura.

Entre os estilos mais conhecidos, estão:

  • Rústico;
  • Clássico;
  • Moderno;
  • Clean;
  • Industrial;

O estilo rústico comporta, geralmente, móveis em madeira, que trazem um clima natural ao ambiente. 

Poltrona Shell

Ele é baseado na escolha de itens moldados com um toque mais campestre, que trazem um pouco da natureza para dentro do imóvel.

Já o estilo clássico aposta na escolha de móveis com mais detalhes, confeccionados de maneira mais apurada. Normalmente, o clássico remete a elementos com toque sutil, que tornam o ambiente mais requintado.

O estilo moderno comporta a escolha de móveis com design mais inovador e com formatos diferenciados, dando uma aparência mais jovial ao cômodo.

Um estilo clean remete a um ambiente mais espaçoso e limpo. Nesse estilo não há excesso de objetos e as cores escolhidas para a decoração são majoritariamente claras.

O estilo industrial baseia-se em elementos que lembram a estrutura de uma fábrica. Alguns itens que normalmente são escondidos entre o forro ou as paredes permanecem visíveis, tal como a fiação, tubos e os tijolos das paredes.

Independentemente da escolha do estilo, é possível inovar de maneira especial na decoração de um apartamento. Em outras palavras, fazer com que ele seja totalmente redesenhado e ofereça um ambiente muito mais agradável.

catalogo-arquiteto-designers

Mudando elementos da estrutura

A inovação de uma decoração pode ser simples, mas também pode envolver mudanças na estrutura do imóvel.

Mudar a posição de uma porta, por exemplo, pode influenciar de maneira positiva dentro do local.

Para isso, é preciso contratar um profissional, que realizará o processo de maneira mais simples e fácil. Utilizando um contramarco de alumínio, é possível delimitar a área em que a nova porta será colocada, passando uma noção de espaço e organização.

Mudar uma porta de lugar pode ser necessário para criar um ambiente mais espaçoso e interessante, que permite a disposição de móveis de um modo mais adequado.

Além disso, o modelo da porta também pode ser trocado, escolhendo um especial entre as esquadrias linha suprema. Elas dão um toque de requinte ao local. Modelos que contam com vidro podem ser uma opção interessante para trazer mais iluminação ao ambiente e melhorar a visibilidade interna do imóvel.

Outra dica que envolve a decoração de elementos estruturais do local, além das portas, é a aplicação de ornamentação nas esquadrias, tal como as molduras de concreto para janelas. Essas embelezam de maneira especial o cômodo, criando um ambiente mais detalhista.

Esse tipo de modificação do imóvel pode ser interessante para valorizá-lo. Isso porque ela pode ser feita de maneira a oferecer um cômodo muito mais funcional dentro do apartamento.

Paredes e superfícies

As paredes também fazem parte da decoração, de uma maneira muito especial. Elas permitem que um cômodo possa ter uma aparência diferenciada, com a pintura das suas superfícies ou mesmo com a aplicação de elementos que transformam a sua apresentação.

É muito comum que alguns proprietários optem pela colocação de gesso 3d. Gesso 3D são placas fabricadas com designs diferenciados, dando um toque totalmente personalizado ao local.

Placas Decorativas De Gesso 3d
Placas Decorativas De Gesso 3d

Outra opção é investir na pintura da parede, com tintas especiais que criam um clima mais aconchegante.

A escolha da cor deve ser feita levando em conta o estilo escolhido para o cômodo, seja ele industrial ou clássico. Muitas pessoas preferem apostar em cores mais claras, que ornam mais facilmente com itens de tons e modelos variados.

Mas também é possível escolher cores mais escuras, que fazem com que o ambiente fique bastante característico.

Nas áreas externas também é possível investir em uma decoração diferenciada. Isso pode ser feito com a implementação de cercas vivas, que dão um ar mais natural ao ambiente, ou com alambrados de tela otis, que podem delimitar um determinado espaço sem prejudicar a visão do local.

Escolhendo móveis bonitos e funcionais para a decoração

Os móveis representam grande parte de uma decoração, o que faz com que eles devam ser escolhidos de maneira especial.

Optar por modelos elegantes que realcem a beleza interior do imóvel é essencial, pois toda a decoração é beneficiada com isso.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é a funcionalidade do item. Ou seja, ele precisa ser bonito ao mesmo tempo em que oferece praticidade na organização do cômodo.

Isso envolve desde os móveis da cozinha, que guardam panelas, potes plásticos, travessas e outros itens, até uma estante na sala, que acomoda porta-retratos, vasos, livros e vários outros elementos de decoração.

Os móveis também podem harmonizar de maneira mais interessante com o cômodo da casa quando eles seguem o mesmo estilo proposto para a ornamentação dos ambientes.

Assim, se uma parede possui uma pintura mais clássica, certamente os móveis com estilo provençal ou com riqueza de detalhes vão harmonizar de maneira mais agradável.

Sala de Estar minimalista e elegante, com a famosa Poltrona Maggiolina.

Itens decorativos variados

Os itens decorativos são as opções mais simples e descomplicadas para decorar um apartamento.

Isso porque eles podem ser facilmente posicionados, e adquiridos facilmente em estabelecimentos especializados e até mesmo lojas virtuais.

A compra de um capacho fibra de coco para a porta de entrada do apartamento já faz diferença. O vaso escolhido para ornamentar a sala de jantar também. Cada item pode fazer diferença quando se trata de bom gosto e decoração.

Entre os objetos de decoração mais escolhidos pelos proprietários de apartamentos, estão alguns como:

  • Almofadas;
  • Tapetes;
  • Cortinas;
  • Vasos;
  • Quadros;
  • Esculturas, etc.

As almofadas completam não apenas a decoração, mas também o conforto de uma sala de estar. Elas podem ser confeccionadas em vários tecidos e estampas, que podem ser escolhidos de acordo com outros elementos dispostos no cômodo. Como resultado, cria-se uma sinergia entre os objetos.

Os tapetes também compõem de maneira especial uma decoração mais aconchegante. Eles vão de modelos mais simples ou felpudos até os mais requintados, tal como um tapete persa.

Até mesmo as cortinas fazem parte de uma ornamentação mais elegante. Elas são encontradas em tipos variados, com tecidos mais claros que são utilizados em ambientes sociais, até os tecidos mais escuros e pesados, como o das cortinas blackout, que são utilizadas nos quartos e criam um clima propício para o descanso.

Além disso, modelos de vasos e alguns quadros podem dar um toque final bastante elegante. Os quadros também são outra dica, até porque eles podem ser ornamentados com molduras estilizadas, valorizando o cômodo.

Esculturas, imagens e outros pequenos acessórios decorativos também podem ser utilizados para dar um toque mais personalizado. Podem oferecer características mais pessoais ao apartamento como um todo.

Sala de Estar decorada com vasos e outros objetos decorativos
Sala de Estar decorada com vasos e outros objetos decorativos

A decoração de um imóvel deve seguir as preferências do proprietário

Assim como dentro de um condomínio existe a medição Individualizada de água em apartamentos, a decoração de cada unidade deve ser feita levando em consideração as preferências e estilo do proprietário, seguindo tendências atuais para deixar o ambiente mais moderno ou mesmo levando em conta os desejos específicos do dono do imóvel.

Por isso, inovar na decoração de um apartamento envolve não apenas as escolhas mais ousadas, mas também a disposição adequada de itens que, organizados de maneira especial, podem promover um ambiente diferenciado e renovado, composto por elementos que caracterizam o imóvel com muito mais beleza e requinte.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Comentários





Fonte do Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *